Logo
scroll down

Entre os dias 21 e 22 de abril, 10 alunos da turma de artes do 10º ano, da Escola Secundária Pedro Alexandrino, em Odivelas, participaram num laboratório de sustentabilidade que consistiu na construção de um mupi sustentável. Esta ação foi promovida pela Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com o projeto People & Planet e com o atelier social e comunitário El Warcha. Três artistas desta associação construíram, em conjunto com os alunos, uma estrutura de madeira, apenas com materiais reciclados, a partir do tema: Europa, que futuro vês?

Os alunos começaram por debater esta questão, escrevendo um conjunto de frases sobre o futuro da Europa na sua perspetiva de jovens. De seguida, a frase escolhida foi decomposta em palavras principais, para estarem presentes no mupi. Foram ainda construídas duas estruturas em miniatura de madeira, para servirem como maquete da estrutura final.

A ação contou com a presença e participação ativa de cada um dos alunos, que durante dois dias trabalharam intensamente na construção da peça de arte, no recorte e trabalho manual dos materiais, bem como de todo o trabalho de carpintaria e pintura da estrutura.

Durante o processo, foram debatidas questões de sustentabilidade, relativas às temáticas da água e do clima, do lixo, reciclagem e aproveitamento de materiais, bem como do futuro de políticas a ser tomadas a nível europeu, para mitigar os efeitos das alterações climáticas. Por fim, a estrutura de madeira (e de grandes dimensões) foi colocada no jardim da Escola Secundária Pedro Alexandrino, enquanto peça de arte construída pelos alunos e símbolo de Artivismo (arte + ativismo).

No dia 13 de maio, o Mupi foi inaugurado oficialmente na escola, contando com a presença de, Francisco Baptista, Vereador da CM de Odivelas e de Guida Osvaldo, enquanto representantes do município e principais apoios na organização da ação. Contámos ainda com a presença 2 representantes do IMVF, enquanto equipa do People & Planet e da ONGD que coordena o projeto, em conjunto com a Câmara Municipal de Loures, bem como toda a equipa de artistas do atelier El Warcha.

Este laboratório de sustentabilidade teve como objetivo o apelo à construção de um destino comum entre pessoas e planeta, através da ação global e individual que todos podemos fazer parte. Através da construção de uma peça “artivista”, em conjunto com artistas, procurámos promover a mobilização de jovens para combater as alterações climáticas, sensibilização de autoridades políticas, nomeadamente ao refletir sobre o futuro da Europa e as medidas a tomar para que seja possível assegurar que cuidamos de recursos tão vitais como a água.

A inauguração foi encerrada por um breve discurso sobre esta temática, sendo que foram dois dos alunos que apresentaram a peça criada, mostrando a importância que teve enquanto jovens, para que trabalhassem em equipa e pudessem refletir sobre a urgência destas temáticas. Foi ainda referido o enorme interesse em utilizar apenas materiais reciclados nestas ações, e o quanto isso serviu de inspiração para trabalhos futuros. O mupi continuará exposto no jardim da escola, enquanto símbolo deste debate e da ação individual e global.

Foi com alegria que assistimos à imensa participação dos jovens nesta ação, que envolveu um trabalho muito intensivo, bem como a participação destes 3 artistas que foram essenciais para motivar cada um dos alunos e introduzi-los à temática. A ação irá repetir-se em mais 3 escolas em diferentes formatos.

Acreditamos que se todos estivermos conscientes dos impactos diários das alterações climáticas, podemos agir e influenciar decisores políticos para a tomada de medidas concretas e sustentáveis, através de ações que mostram precisamente esta vontade dos jovens de mudar e procurar um melhor futuro para a Europa e para o Planeta.

O projeto People & Planet é cofinanciado pelo DEAR Programme da União Europeia e pelo Camões, I.P e conta com vários parceiros e sinergias, nomeadamente a Câmara Municipal de Odivelas, que integra a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), com a qual o IMVF trabalha para mobilizar cidadãos em diferentes países (8 Estados-Membros Europeus e Cabo Verde).

Share: