Logo
scroll down

*O projeto People & Planet perguntou a cerca de 4000 jovens de 8 países europeus quais as suas opiniões e preocupações sobre as alterações climáticas, práticas sustentáveis e a escassez de água.**

A mensagem mais visível é que os jovens sabem que a ameaça climática é real e está aqui. Esta é uma das muitas conclusões dos resultados do questionário online, que são agora divulgados no relatório European Youth and Climate Change: A Community Baseline.

O relatório debruçou-se sobre várias áreas da postura dos jovens para com a justiça climática:

  • As suas ações individuais para mitigar os efeitos das alterações climáticas;
  • A perceção que os jovens têm em relação às questões climáticas;
  • O conhecimento sobre a ação política atual e quais as exigências que os jovens reivindicam para uma mudança positiva.

O projeto tem como principal objetivo mobilizar a sociedade e os decisores políticos para o combate às alterações climáticas, e tem como foco um dos grandes desafios que a humanidade começa a enfrentar agora e terá de continuar a fazê-lo nos próximos anos – a escassez de água.

A ONU reconhece a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável. Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o mundo precisa de aproveitar todo o potencial de todas as gerações.

Precisamos de apoiar os jovens, investindo fortemente na educação e formação (…) Não é suficiente ouvir os jovens – precisamos de os integrar nos meios políticos de tomada de decisão a nível local, nacional e internacional.Mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Para isto, é necessário dar voz aos jovens. É neste sentido que, no Dia Internacional da Juventude, lançamos este relatório.

O projeto People & Planet: a common destiny quer apelar à construção de um destino comum entre pessoas e planeta. Queremos sensibilizar e mobilizar jovens, sociedade e os decisores políticos para o combate às alterações climáticas, ajudar a mudar consciências e, acima de tudo, os comportamentos de cada pessoa, rumo a um mundo mais sustentável. O projeto é financiado pela União Europeia e implementado em 8 Estados-Membros da UE e Cabo-Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e pela FUEL.

Share: