Logo
scroll down

Comemorámos o Dia Mundial da Água com jovens dos municípios da Amadora e de Matosinhos, no Museu da Água, em Lisboa. Depois da visita guiada ao museu (Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos), discutimos o impacto da pegada hídrica invisível dos alimentos e de outros objetos do nosso dia-a-dia nas Pessoas e no Planeta. Este foi o ponto de partida para lançar o debate sobre as recomendações dos jovens para um mundo mais sustentável, com acesso a água potável e saneamento para todos (ODS 6).

Na conversa, contámos com a presença de duas representantes da Embaixada dos Países Baixos em Portugal, Esra Sen e Mariana Serra, que nos explicaram a importância da cooperação através da Conferência da Água da ONU para darmos um passo decisivo na luta pela nossa sustentabilidade hídrica. Os Países Baixos encontram-se abaixo do nível médio do mar e são exemplo de sucesso na adaptação às alterações climáticas.

Contámos ainda com a Carolina Pereira, que nos apresentou o seu novo projeto HUMAN – uma academia digital para o ativismo. Esta plataforma vai permitir a jovens organizarem grupos de discussão onde se debatem problemas e potenciais soluções para as causas que mais importam.

Os jovens portugueses têm bastantes sugestões a explorar. Agora é promovê-las e implementá-las.

Share: