Logo
scroll down

No próximo dia 22 de março – Dia Mundial da Água – será lançada a campanha pan-europeia Water Of The Future. O lançamento irá decorrer em simultâneo nos nove países parceiros do projeto People & Planet: A Common Destiny, e tem o ambicioso objetivo de sensibilizar 59 milhões de jovens da Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Cabo Verde a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos para o combate às causas e efeitos das alterações climáticas, focando-se num dos grandes desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos anos – a escassez de água.

Sem água, não há futuro

As previsões não são encorajadoras. A água será escassa a um ritmo alarmante e isto deve ser entendido como um problema global. O principal objetivo da campanha é colocar a questão nas agendas públicas, ajudando a mudar as consciências e, acima de tudo, os comportamentos das pessoas.

No ano europeu da juventude, esta campanha representa uma oportunidade para reforçar o importante papel que os jovens podem ter no combate às causas e efeitos das alterações climáticas. Uma realidade que está a afetar de forma drástica o Planeta e as Pessoas, nomeadamente quanto à água disponível para consumo, da qual o futuro depende. A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra. No entanto, apenas 3% destes recursos são água doce, para consumo humano, e grande parte encontra-se retida nas calotas polares e glaciares. Durante a pandemia, 3 em cada 10 pessoas não puderam lavar as mãos devido à falta de acesso a água.

A esta escassez acresce o consumo desmedido: globalmente, o uso de água tem vindo a aumentar cerca de 1% por ano desde os anos 80[1], como resultado do crescimento demográfico, desenvolvimento económico e mudança de padrões de consumo.

Se as tendências atuais se confirmarem, em 2030, 1.6 mil milhões de pessoas estarão sem acesso a água potável em casa; e a escassez de água poderá ter conduzido ao deslocamento de até 700 milhões de pessoas, afetando todos os continentes. É tempo de agir.

Tendo em conta os recorrentes episódios de seca em Portugal que fazem suspender a produção hidroelétrica ou aparecer aldeias submersas – com as autoridades a apelarem ao consumo responsável de água –, os desafios globais são cada vez mais locais. O impacto das alterações climáticas deixa de ser algo improvável, conotado com lugares distantes e desérticos, para se tornar algo comum e próximo.

Lançamento da campanha em Portugal

Em Portugal, o evento de lançamento terá lugar na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, pelas 17h00. O painel de apresentação contará com as intervenções de Jorge Morais, Administrador Executivo do IMVF, Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures (a confirmar e de Francisco André, Secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

A apresentação da campanha ficará a cargo de João Madeiro, co-CEO da FUEL, com a exibição do spot Water Of The Future, que irá ser divulgado nos vários canais de televisão dos países parceiros e nas redes sociais em associação a um conjunto de mensagens sobre os desafios e possíveis soluções relativos à água doce disponível.

De seguida, haverá uma conversa com as ativistas de sustentabilidade Catarina Barreiros e Joana Guerra Tadeu, e com a a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, que abordará o impacto da pegada hídrica – visível em muitas das nossas ações diárias, mas também oculta, por exemplo, em muitos produtos que consumimos – e refletirá sobre a forma como esta campanha e outras iniciativas poderão motivar uma mudança de comportamentos, de forma a termos um papel mais ativo na justiça climática, por um mundo mais digno, justo e sustentável.

Contaremos ainda com as mensagem-vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de Catarina Albuquerque, Diretora Executiva da Sanitation and Water for All.

O evento de lançamento irá ser transmitido em direto no canal de YouTube do IMVF.

A campanha #WaterOfTheFuture é uma iniciativa integrada no projeto “People & Planet: A Common Destiny ”, financiado pela União Europeia e implementado em oito Estados-Membros da UE e Cabo-Verde, entre 2020 e 2024. Em Portugal, o projeto conta ainda com o cofinanciamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e pela FUEL.

[1]https://www.unwater.org/publications/world-water-development-report-2019/

Acompanha a campanha em waterofthefuture.org e nas redes sociais:

Instagram: @waterofthefuture_org | Twitter: @wotf_org | Facebook: @waterofthefuturecampaign

Share: