Logo
scroll down

Mais de 250 jovens passaram pelo stand da Câmara Municipal de Loures, onde havia um canto especialmente dedicado à campanha Water Of The Future do projeto People & Planet: a common destiny. A presença do IMVF neste dia tão importante para o futuro dos jovens, teve como principal objetivo a sensibilização para o combate às alterações climáticas, e em particular para as questões relacionadas com a escassez de água.

Durante o dia, foi apresentada a campanha “Water Of The Future”, recentemente lançada nos vários países do projeto, através da projeção do spot da campanha. Os jovens puderam tirar fotografias com uma moldura da campanha, com a imagem do camelo, e partilhar nas redes sociais. O objetivo foi mostrar a importância, não só da sensibilização para as alterações climáticas e a escassez de água, mas também para a mobilização dos jovens, através das redes sociais.

Esta ação de sensibilização durou o dia inteiro, sendo que os inúmeros jovens que passaram pelo stand, mostraram-se, em geral, muito preocupados com a situação de escassez de água atual, deixando várias mensagens nos quadros de acetato, tais como: «Toma banhos mais curtos», «Fecha a torneira quando lavas os dentes», «Sem água não há vida», «Come menos carne», «Compra roupa em segunda mão», «Poupa água todos os dias», etc.

A campanha Water Of The Future é uma campanha pan-europeia para a sensibilização para a escassez de água, estando a decorrer em vários países, com foco na população jovem entre os 15 e 35 anos. A presença dos jovens nestas ações é por isso central para o apelo à construção de um destino comum entre pessoas e planeta, através da ação global e individual que todos podemos fazer parte.

A presença do projeto People & Planet na Futurália 2022 procurou promover a mobilização de jovens para combater as alterações climáticas, bem como a capacidade que podem ter para a sensibilização de autoridades políticas, que assegurem que cuidamos de recursos tão vitais como a água.

Durante o dia, os vários jovens foram ainda convidados a assinar a petição de outro projeto do IMVF – #ClimateOfChange. A petição “Stop Climate Change, Start a Climate Of Change!” defende que a crise climática é uma crise social e que temos de exigir justiça climática para todos.

Acreditamos que se todos estivermos conscientes dos impactos diários das alterações climáticas, podemos agir e influenciar decisores políticos para a tomada de medidas concretas e sustentáveis. As mensagens que foram deixadas neste dia, por tantos jovens de todas as regiões do país, são um exemplo da preocupação existente e da vontade de mudança.

O projeto People & Planet é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P e conta com vários parceiros e sinergias, nomeadamente a Câmara Municipal de Odivelas, que integra a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), com a qual o IMVF trabalha para mobilizar cidadãos em diferentes países (8 Estados-Membros Europeus e Cabo Verde).

Share: