Logo
scroll down

As alterações climáticas são dos maiores desafios que enfrentamos. Isto não é de todo um fenómeno recente, mas a atividade humana tem intensificado o seu alcance e intensidade para um nível sem precedentes. Para evidenciar a importância da luta contra esta situação, as Nações Unidas celebram todos os anos o Dia Internacional Contra as Alterações Climáticas, a 24 de outubro.

A importância de assinalar estas datas ganha uma importância renovada se considerarmos que, apesar da maioria das pessoas já sentirem atualmente os efeitos das alterações climáticas na sua vida, nem todas estão dispostas a participar em ações que sensibilizem para as suas consequências. Segundo o European Youth and Climate Change: A Community Baseline (resultados de Portugal**)**, enquanto aproximadamente 3 em cada 4 pessoas sofre com os efeitos da seca, da escassez de água e do aumento de fogos florestais, apenas 2 em cada 4 inquiridos, participa em campanhas ambientais.

Foi por isso que o People & Planet desenvolveu em parceria com o atelier El Warcha uma atividade para assinalar o Dia Internacional Contra as Alterações Climáticas. Esta atividade aconteceu simultaneamente em dois centros escolares do município de Loures: na Escola Secundária José Cardoso Pires, em Santo António dos Cavaleiros, e na Escola Secundária São João da Talha.

Para ajudar à sensibilização da causa, a atividade teve uma componente prática e criativa, utilizando a ideia de upcycling para motivar os e as jovens participantes a refletirem sobre o processo de produção dos bens que utilizamos no dia a dia, e qual o seu impacto no meio ambiente. Cada turma criou quatro canteiros movíveis, onde cada um simboliza as fases que necessitamos de considerar quando queremos alcançar uma produção sustentável: as matérias-primas, o processo de produção, o seu transporte e, finalmente o seu consumo.

Nuno Dias, vereador da Câmara Municipal de Loures, esteve presente durante a atividade e deu voz ao projeto, apelando aos jovens que se tornem agentes na luta contra as alterações climáticas.

“Todos nós, nas nossas ações individuais, temos a capacidade de mudar comportamentos e atitudes”.

O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.

Share: