Logo
scroll down

Após dois anos de trabalho intenso atrás do ecrã, a equipa do People & Planet reuniu-se presencialmente pela primeira vez em Pontevedra, Galiza. Com organização por parte do parceiro do Fondo Galego, o encontro durou cerca de um dia e meio, durante o qual se debateram diversos assuntos relevantes ao projeto.

Estas reuniões de coordenação são a ocasião ideal para uma aprendizagem em conjunto – todos os parceiros podem discutir os sucessos alcançados até ao momento com o projeto, bem como alguns dos desafios comuns a todo o consórcio que podem existir, e naturalmente as suas potenciais soluções. Através da partilha de experiências, a reunião comprovou que este é um projeto muito rico em metodologias participativas e em abordagens que trabalhem com e para os jovens.

A reunião ofereceu também uma primeira oportunidade de troca de experiências sobre a localização dos ODS, para o qual se contou com as apresentações dos municípios de Grândola (Portugal), Palmela (Portugal), Cabanas (Espanha), Bilbao (Espanha) e da FELCOS (Itália).

Neste momento, foi possível trocar ideias sobre a melhor forma de traduzir os ODS no dia-a-dia dos municípios, sempre com a intenção de promover um verdadeiro desenvolvimento sustentável para todas as pessoas, especialmente nos jovens. Ficou provado que este não é um processo fácil, independentemente de onde decorra, mas que o diálogo e a persistência devem ser palavras-chave para um processo bem-sucedido.

Conhecer colegas e as suas instituições em pessoa é uma excelente forma de revigorar as parcerias de projetos internacionais, pelo que esta reunião resultou em muitos pontos de ação futura unidos numa estratégia comum reforçada.

O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.

Share: