Logo
scroll down

O terceiro ano de implementação do projeto People & Planet começou da melhor forma, com a primeira ação artivista transnacional. O projeto teve o prazer de acolher o muralista nicaraguense Manuel Aláníz, da Fundación de Apoyo al Arte Creador Infantil (FUNARTE), uma organização civil sem fins lucrativos que contribui para a transformação social e qualidade educativa de crianças e adolescentes através da arte. Como o nome indica, a FUNARTE utiliza a arte para promover a participação social de jovens em diversos temas, tornando-os participantes ativos no desenvolvimento comunitário.

Aproveitando a estadia do Manuel na Europa através do parceiro holandês do projeto, LBSNN, e a sua passagem pela Galiza, o People & Planet trabalhou com o muralista numa série de ações em Portugal. Esta foi uma excelente ocasião para o projeto integrar e aprender com as boas práticas de envolvimento de jovens em atividades artísticas que se fazem a nível internacional.

A aventura começou em Matosinhos, onde diversos grupos de jovens da Escola Secundária da Boa Nova arregaçaram as mangas para decorar uma das fachadas da Casa das Dunas, um ponto do Município de Matosinhos dedicado a atividades de educação ambiental. O mau tempo ainda fez frente, mas a resiliência dos jovens foi crucial para que se terminasse o mural, uma obra de arte de homenagem à água e à vida marinha que complementa a vista de todas as pessoas que passem nos passadiços da bonita Praia da Memória.

Próxima paragem: Miranda do Corvo. Em parceria com a Câmara Municipal e a Escola Básica e Secundária José Falcão, foi organizado um atelier com alunos das turmas de 10º e 11ª ano da área de artes visuais. Os e as estudantes criaram pinturas livres da sua autoria onde expressaram os desafios e consequências das alterações climáticas. Esta sessão contou também com a visita da vice-presidente Marilene Rodrigues. Estas pinturas vão agora ficar expostas no átrio da escola como forma de alertar para esta temática tão importante numa região que acabou de passar um verão com graves problemas de escassez de água e fogos florestais.

No dia seguinte, e dando mais uns passos para sul, foi a vez de encontrarmos estudantes da IPTrans em Loures, com quem já temos vindo a trabalhar, e onde se fez um novo atelier para que os jovens partilhassem através da sua arte expetativas sobre um mundo mais sustentável.

Como última ação, o People & Planet e o Manuel juntaram-se ao agrupamento de Escolas Mães d’Água e ao Miguel Petchkovsky, o diretor artístico da ação “Linha de Água”, apoiado pelo projeto em parceria com o Município da Amadora. O dia inteiro foi dedicado à criação de um mural com os jovens da escola que celebra a importância da água e contou com a visita do vereador José Ricardo Franco Faria.

Esta semana comprovou a importância que a arte pode ter no debate sobre as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável. Apenas com a consciencialização e mobilização de todas as pessoas – e principalmente de jovens – podemos ter a alteração de hábitos pessoais que tenham impacto no futuro do nosso planeta. A arte e atividades de cariz criativo são uma das formas que envolve as pessoas de forma mais participativa, pelo que o People & Planet continuará a apostar neste tipo de ações.

Reportagem da TV Amadora:

Escola Mães de Água com Novo Mural sobre a Crise Climática

escola mães de água com novo mural sobre a crise climática

00:00

/

00:00

O People and Planet: A Common Destiny é um projeto pan-europeu de mobilização de jovens cidadãos e autoridades glocais no combate às Alterações Climáticas. É financiado pela União Europeia através do Programa DEAR, com cofinanciamento do Camões, I.P., envolvendo 17 organizações (autoridades locais e OSC) de 8 Estados-membros da UE e Cabo Verde, sob a coordenação da Câmara Municipal de Loures. Em Portugal, o projeto é implementado pelo consórcio composto pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela RICD e pela FUEL.

Share: