Logo
scroll down

Portugal é responsável pela emissão de cerca de 1,8% do total dos gases de efeito de estufa da União Europeia. Em 2016, Portugal estabeleceu objetivos de neutralidade no âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050. Apesar deste desempenho climático positivo, o país depende ainda consideravelmente de setores que representam uma parte importante do consumo de energia final, como o transporte, a energia e a agricultura.
A participação dos jovens em Portugal tem sido encorajada durante décadas, através do Conselho Nacional da Juventude, do Parlamento da Juventude e do Orçamento Participativo da Juventude, entre outros. O primeiro Plano Nacional para a Juventude foi criado em 2018 e compromete-se a “envolver e incentivar a participação dos jovens na concretização dos 17 ODS da Agenda 2030”. Apesar da existência de vários mecanismos de consulta dos jovens a nível local e nacional, nenhum deles visa o envolvimento dos jovens especificamente na Agenda 2030.

Parceiros

A Câmara Municipal de Loures é o chefe de fila do projeto People & Planet: a Common Destiny. O concelho de Loures situa-se na Área Metropolitana de Lisboa, junto à margem direita do Rio Tejo. Com uma área de 168 quilómetros quadrados e cerca de 200 mil habitantes, o concelho de Loures é, atualmente, composto por dez freguesias.

O IMVF é uma Fundação para o desenvolvimento e a cooperação, que iniciou atividade como ONGD há mais de 30 anos em São Tomé e Príncipe. O Instituto tem como propósito a promoção da dignidade humana, o apoio às populações mais vulneráveis, o empoderamento de comunidades, entidades públicas e sociedade civil, e o contributo para um planeta mais sustentável.

A Agência Criativa nº1 em Portugal. A Fuel pertence ao Grupo Havas, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, sendo uma agência de serviços integrados de publicidade, digital, design, conteúdos e social media.

A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), formalmente criada a 15 de março de 2013, é constituída por 22 municípios portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento, com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

O Município do Maio situa-se na Ilha do Maio, no sotavento cabo-verdiano, e tem aproximadamente 7500 habitantes. Historicamente considerada a mais antiga ilha do arquipélago, o Maio tem um clima árido, baixa humidade e relevo praticamente plano. A sua paisagem é caracterizada pelas belas praias de areia branca e fina, bem como pela abundante e variada fauna marítima ou a sua exótica vegetação. Os seus habitantes dedicam-se à pesca artesanal, agricultura de regadio, pecuária, exploração de sal e pequeno comércio.

País

Calendário

20/10

Peças D'Água - Como contribuir para o puzzle da sustentabilidade

Museu da Água - Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos

Sabias que, de acordo com o relatório do People & Planet, os jovens portugueses não consideram a água uma prioridade política? E que raramente falam da água escondida do seu dia-a-dia?

Durante o workshop ‘Peças d’Água – Como contribuir para o puzzle da sustentabilidade’ vamos pôr a mão na massa e discutir o que pode ser uma mudança coletiva!

Junta-te ao nós à @theveronicabelchior no Museu da Água, no dia 20 de outubro às 18h. Inscreve-te já aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGfBvGF69oJ4c1vKiYa57_6qTSVDiGvOHWEa_ZryqITjv8Sg/viewform

21/10

Laboratório de serigrafia pelo Ano Europeu da Juventude

Escola Secundária de Odivelas
21/10

Workshop Cozinha Consciente

Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Matosinhos
24/10

Workshops de sustentabilidade pelo Dia Internacional Contra as Alterações Climáticas

Escolas em Loures
25/10

Workshop sobre direitos humanos e sustentabilidade

Agrupamento São João da Talha, Loures